CUT e Arquivo Nacional lançam Coleção completa reunindo artigos sobre arquivos dos trabalhadores, resistência e direito à memória e à verdade

Quando o golpe militar de 1964 completa 51 anos, a Central Única dos Trabalhadores (CUT) e o Arquivo Nacional concluem o lançamento da Coleção de livros eletrônicos com os artigos das comunicações apresentadas no 3º Seminário Internacional “O Mundo dos Trabalhadores e seus Arquivos”, realizado em setembro de 2013, no Rio de Janeiro, e que teve como tema o “Direito à memória e à verdade”. Lançada em quatro volumes, num total de 35 artigos escritos por pesquisadores de várias partes do país e da Argentina, a Coleção contribui muito para a temática e também para que continuemos lutando por memória e verdade, assim como por justiça e reparação para as vítimas e familiares das vítimas do regime militar.

Os promotores do seminário estão organizando, agora, o livro que reunirá artigos dos palestrantes. Entre esses teremos artigos de Michael Hall e Claudio Batalha, sobre a Confederação Operária Brasileira (COB). Michel Le Ven discutirá a história oral a partir dos seus trabalhos. O professor da Universidade de Turim, Marco Scavino, nos apresentará os arquivos sindicais italianos. Assim como pesquisador uruguaio Rodolfo Porrini tratará dos arquivos dos trabalhadores no Uruguai. Esses são apenas alguns dos importantes pesquisadores que constarão na coletânea.

Título da Coleção: Arquivos e o direito à memória e à verdade. Comunicações do 3º Seminário internacional o mundo dos trabalhadores e seus arquivos”

Coordenadores: Antonio José Marques e Inez Terezinha Stampa

 

Volume 1 – Arquivo e memória dos trabalhadores da cidade e do campo

Organizadores: Dayane Garcia e Rita de Cássia Mendes Pereira

http://cedoc.cut.org.br/cedoc/livros-e-folhetos/4793

 

Volume 2 – Arquivo e memória dos trabalhadores da cidade e do campo

Organizadores: Carla Machado Lopes e Tatiani Carmona Regos

http://cedoc.cut.org.br/cedoc/livros-e-folhetos/4807

 

Volume 3 – Resistência dos trabalhadores na cidade e no campo

Organizadores: Elina Pessanha e Leonilde Servolo de Medeiros

http://cedoc.cut.org.br/cedoc/livros-e-folhetos/4808

 

Volume 4 – Direito à memória e à verdade

Organizadores: Marco Aurélio Santana e Vicente A. C. Rodrigues

http://cedoc.cut.org.br/cedoc/livros-e-folhetos/4809

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *