I Café Arquivístico – Instituto de Ciência da Informação/UFBA

No dia 30 de maio de 2015, a Associação dos Arquivistas da Bahia – AABA na pessoa do Presidente da AABA – Herbet Menezes Dorea Filho (convidado à mesa de debate), bem como o Diretor Administrativo-Financeiro – Ubiratan Jeremias (Bira), o Diretor de Políticas Arquivísticas – Djalma Vieira, e a Membro do Conselho Fiscal – Ruth Marcellino da Motta Souza, marcaram presença no I Café Arquivístico – tema: A importância da política na Arquivologia., promovido e coordenado por Naiara Dorea e Marcel Dantas em representação ao Diretório Acadêmico de Arquivologia – DAArq da Universidade Federal da Bahia – UFBA, tendo o apoio do Instituto de Ciência da Informação – ICI e a própria Associação.

O evento realizado na sala 1 do ICI, localizado a Rua Basílio da Gama, s/n – Campus Universitário do Canela, iniciado às 09h, em sua 1ª edição foi marcado pela participação na mesa de debate a Prof.ª e Diretora do instituto – Hildenise Novo, o Prof. Dr. Ricardo Coutinho, o Arquivista e Representante de Movimento Estudantil – Leonardo Coutinho, o Presidente do DAArq / UFBA – Daniel Marins, o Presidente da AABA – Herbet Menezes, e o Representante da Executiva Nacional dos Estudantes de Arquivologia – ENEA – Rosemberg de Santana.

O tema proposto demonstrou ser bastante pertinente a atual conjuntura em que se encontra a Arquivologia nacional, sendo explanado e debatido pelos palestrantes da mesa, bem como a participação da plateia presente, que contou com alguns professores do instituto, estudantes de arquivologia e biblioteconomia e profissionais da área.

Ao final do evento o Presidente da AABA, propôs o agendamento de uma reunião com alguns representantes presentes, a fim de elaborar um documento que apresente as demandas importantes e necessárias para a ampliação e/ou mudanças estruturantes das Políticas Arquivísticas no Estado, dentro da universidade, para o poder público e sociedade.

A AABA acredita que iniciativas como esta fazem restabelecer o sentimento de luta e melhorias para a Arquivologia e servem como modelo de discussão que propiciará ao avanço das políticas arquivísticas na Bahia. Além disso, mais uma vez cumpre um papel fundamental participando de evento importante e contribuindo ativamente com questionamentos e reflexões não somente aos presentes, mas principalmente aos próprios diretores que trabalham em busca de ampliação, visibilidade e socialização da Arquivologia baiana.

 

IMG_4519 IMG_4517

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *