III SBA

O III SBA – Simpósio Baiano de Arquivologia será o principal evento da área de Arquivologia do Estado da Bahia no ano de 2011 e um dos mais importantes de todo o país.

O Estado da Bahia é um dos pólos brasileiros formadores de recursos humanos especializados para a área de Arquivologia, com curso superior em Arquivologia organizado e em funcionamento desde 1998.

Contando atualmente com 2 cursos de nível superior, o vespertino e o noturno, a Bahia conta com público suficiente para justificar a organização de um evento de contornos regionais, mas com alcance nacional, uma vez que especialistas de várias partes do Brasil participaram das duas primeiras edições, compartilhando experiência e conhecimento.

Considerando que a Bahia dispõe de um dos mais relevantes patrimônios histórico-documentais do Brasil, é importante que haja momentos de contato e aprendizado técnico-científico na área, possibilitando a renovação do cabedal de conhecimento dos profissionais e auxiliando na criação de condições de atuação profissionais adequadas.

Além disso, o evento se torna um importante espaço de apresentação de trabalhos científicos desenvolvidos por pesquisadores e até mesmo profissionais, que disseminam a inovação e desenvolvimento deste campo do conhecimento.

O tema do evento será “Políticas arquivísticas na Bahia e no Brasil”, que contará com três eixos temáticos, a saber: a) Políticas de formação; b) Políticas de acesso à informação; e c) Políticas públicas institucionais.

Ricardo Sodré Andrade
Presidente
Associação dos Arquivistas da Bahia