Ano II, nº 008
Salvador, 18 de outubro de 2006

Em Destaque:

- AABA realiza debate sobre políticas arquivísticas para a Bahia

- SEMARQ – Semana do Arquivista

-
Mesinha da AABA estará no ICI durante evento

-
Por que dia 20 é Dia do Arquivista?

-
Diretoria discute realização de Assembléia e rumos para AABA


AABA realiza debate sobre políticas arquivísticas para a Bahia


20 de outubro de 2006 às 18h no Auditório da Escola de Administração

1º Debate:

As políticas arquivísticas que queremos para a Bahia: discutindo a preservação do patrimônio histórico-cultural-arquivístico do estado.


Com o objetivo de comemorarmos a passagem do Dia do Arquivista, a Associação dos Arquivistas da Bahia além de apoiar e participar da SEMARQ – Semana do Arquivista, organizada pelo D.A. de Arquivologia do ICI-UFBA, está promovendo um debate para iniciarmos as discussões sobre as políticas arquivísticas que queremos para a Bahia: discutindo a preservação do patrimônio histórico-cultural-arquivístico do estado.

A sociedade baiana tem grandes expectativas com este novo governo da Bahia e nós não pensamos diferente disso, devemos contribuir com a construção de uma nova forma de tratar a questão da preservação do patrimônio arquivístico baiano.

A proposta da AABA é que tenhamos uma série de debates e eventos para amadurecermos idéias, e que posteriormente apresentemos um documento ao novo governador com propostas abstraídas deste coletivo de associados e de entidades e instituições que participarão.

O evento ocorrerá no dia 20 de outubro de 2006 às 18h na Escola de Administração, marcando o encerramento da SEMARQ. Foram convidados para debater o assunto:

Jacques Wagner - Governador eleito do estado da Bahia
Profa. Dra. Maria Teresa Matos - Gerente do Arquivo Histórico de Salvador
Profa. Dra. Marli Geralda Teixeira - Diretora do Arquivo Público do Estado da Bahia
Profa. Dra. Lídia Brandão- Diretora do Instituto de Ciência da Informação da UFBA
Prof. Dr. Rubens Ribeiro Gonçalves da Silva - Coordenador do Colegiado de Arquivologia da UFBA
Prof. Dr. Claudius Portugal – Presidente da FPC – Fundação Pedro Calmon

Cada debatedor terá um tempo de 20 min. Após o evento serviremos um coquetel para comemorarmos a passagem do Dia do Arquivista.

O evento é uma realização da AABA - Associação dos Arquivistas da Bahia e conta com o apoio da FGM - Fundação Gregório de Mattos, do ICI - Instituto de Ciência da Informação da UFBA e do Arqdemocrático - Diretório Acadêmico de Arquivologia.

Compareçam!!

voltar ao topo


SEMARQ – Semana do Arquivista

Entre os dias 18 a 20 de outubro, acontece no ICI-UFBA, uma Semana dedicada a passagem dos Dia do Arquivista. O evento está sendo promovido pelo Diretório Acadêmico de Arquivologia e tem o apoio da AABA - Associação dos Arquivistas da Bahia e do ICI-UFBA, Instituto de Ciência da Informação. Clique aqui e confira toda a programação.

voltar ao topo


Mesinha da AABA estará no ICI durante evento

Durante todo evento em homenagem a passagem do Dia do Arquivista, a Mesinha da AABA estará no ICI para efetivar novas filiações, pagamento de semestralidade, venda de livros e informações sobre a AABA.

A Mesinha também será colocada na Escola de Administração da UFBA durante o debate sobre políticas arquivísticas para a Bahia no dia 20 de outubro às 18h

Confira mais informações no local.

voltar ao topo


Curiosidade:

Por que dia 20 é Dia do Arquivista?

A data de 20 de outubro foi dedicada aos profissionais de arquivo porque neste dia no ano de 1823, foi prevista no projeto da constituinte, a existência de um Arquivo Público no Brasil por proposição do deputado Pedro de Araújo Lima, futuro Marquês de Olinda, personalidade ilustre da vida política brasileira. A proposição foi consagrada em 25 de março de 1824.

Na América do Sul, o dia dedicado ao profissional de arquivo é comemorado em datas diferentes de acordo com o país. Na Argentina, por exemplo, o dia “del archivero”, como assim é chamado, é comemorado no dia 28 de agosto.
O mês de outubro contempla arquivistas de vários países do nosso continente. Na Bolívia, o dia dos arquivistas daquele país é 18 de outubro. Já na Colômbia, o dia “del archivista” é lembrado todo ano, no dia 09.

Fonte: Aaerj - Informativo oficial da Associação dos Arquivistas do Estado do Rio de Janeiro - Ano III, Nº XXV, Outubro 2006

voltar ao topo


Diretoria discute realização de Assembléia e rumos para AABA

Em reunião do dia 17 de outubro, a direção da AABA discutiu a necessidade imediata da realização de uma Assembléia para colocar em dia diversos assuntos.

Esta assembléia vem sendo divulgada há muito tempo, mas sempre ocorrendo empecilhos para a sua realização. A série de demandas enfrentadas pela diretoria, tanto no que se refere ao trabalho da associação, quanto a questões pessoais e profissionais dos diretores implicam em certos atrasos o que é normal em qualquer entidade de classe ou sindical. Há sindicatos e associações que por exemplo, atrasam dois anos para realizar uma assembléia, três anos para prestar contas, isso por si só, não justifica os motivos de nossos atrasos, mas demonstram as dificuldades que existem em organizações sem fins lucrativos com número insuficientes de pessoas para atender as demandas.

Na assembléia, certamente a diretoria discutirá formas de envolver o associado na construção e execução das tarefas, através da criação de comissões, etc. Vários pontos de pauta estão sendo sugeridos por associados, como por exemplo, a proposta de Ricardo Sodré para tratarmos de Conselhos Federal e Regionais e outras alternativas. Esta proposta será incorporada na pauta e a AABA está aberta para outras proposições dos associados.

Para a marcação da data da assembléia, só nos resta uma reunião final com o Conselho Fiscal para apresentarmos as contas dos 04 primeiros meses de mandato (agosto a dezembro de 2005). Neste período, a movimentação financeira da associação foi ínfima, portanto, não há motivo de qualquer “murmurinho” sobre transparência e desinformação, como se as contas da associação fossem algo extraordinário ou nebuloso. No ano de 2006, com o projeto do Hospital Juliano Moreira, existe uma movimentação maior, mas que será tratada no momento adequado da realização da prestação de 2006, que acontecerá, segundo estatuto, no primeiro trimestre de 2007. A reunião do CF deve acontecer na próxima semana e a assembléia deve ocorrer na primeira ou segunda semana de novembro.

Estamos fazendo um grande esforço para criar novas possibilidades de trabalho e de projetos que envolvam os associados e favoreçam o crescimento da nossa associação. A AABA agradece a compreensão e o apoio dos associados nesta difícil missão de consolidar a entidade e contribuir com a construção de uma Arquivologia forte na Bahia.

voltar ao topo


           

Pague sua taxa de semestralidade. (Pagamento de 06 em 06 meses)

R$ 25,00 ( profissionais)
R$ 12,50 (estudantes)


Conta para depósito:
Banco do Brasil
Ag. 3457-6
Conta Corrente - 31451-x


aaba@arquivistasbahia.org
arquivistasbahia@hotmail.com

voltar ao topo / Acessar o site da AABA